Dicas para montar um ateliê em casa


Dicas para montar um ateliê em casa

Você ama artesanato, já pensou em montar um ateliê em casa? Sempre busca aprender coisas novas, e sonha em transformar isso em uma profissão? Saiba que, além do investimento e da boa administração, um dos primeiros e principais passos para fazer seu negócio dar certo é ter um bom ateliê.

Veja o caso de cozinheiros(as) e mecânicos(as), por exemplo. Você não os vê trabalhando jogados no sofá, nem tendo que catar as ferramentas ou os utensílios de cozinha pela casa toda vez que precisam iniciar um projeto, não é mesmo?

A organização de um espaço só para trabalhar ajuda não só a manter tudo em seu devido lugar e disponível no momento necessário, mas também permite que você até mesmo o decore para inspirá-lo em momentos de bloqueio de criatividade.

Está com a grana curta e/ou pouco espaço? Não se preocupe, é possível montar um ateliê bacana, mesmo com recursos reduzidos. Temos algumas dicas:

  • Antes de comprar qualquer coisa, pesquise. Desde um móvel para ser usado como mesa até uma tesoura ou papel específico, pesquise, sempre levando em conta o custo benefício antes de comprar. Vai ser bem aproveitado? Não pode ser substituído por algo que você já tenha? Vai durar? Após decidir o que vale a pena comprar e o que não é necessário (pelo menos de início) faça buscas online e procure comprar onde sair mais em conta.
  • Após escolher o cômodo que vai utilizar (caso vá montar seu ateliê em casa), esvazie-o o máximo possível, para que se torne apenas seu local de trabalho e com o mínimo possível de distrações e interrupções. Se não der para utilizar um cômodo inteiro e você precisar começar com um espaço na sala ou no quarto, aproveite esse espaço da melhor maneira que conseguir. Cômodas, por exemplo, guardam bastante coisa em suas gavetas, e a parte de cima também pode ser usada como bancada de apoio.
  • Deixe tudo muito bem organizado! Mesmo tendo um espaço pequeno, é possível colocar tudo guardado de maneira arrumada e acessível facilmente, para que você não perca tempo tendo que procurar algo, na hora de trabalhar. Se o espaço não permite uma cômoda ou armário, você pode utilizar até mesmo caixas de sapato para deixar objetos pequenos todos juntos, por exemplo.
  • Seu local de trabalho é seu local de trabalho, assim como seu material, e se você dividir a casa com outras pessoas, terá de fazê-las entender isso. Não permita que mexam em suas coisas ou as usem para outros fins, ou correrá um grande risco de precisar do tubo de cola durante um projeto e descobrir que seu filho a levou para a escola.
  • Decore seu espaço, por menor que ele seja. Já foi comprovado cientificamente que um espaço de trabalho com enfeites que seu dono goste o mantém mais alerta, focado e criativo. Mas nada de gastar demais! Flores artificiais em uma garrafa, um poster bonitinho na parede, ou até mesmo uma caneca bonita com suas canetas, pincéis ou agulhas dentro já dão uma cor a mais ao ambiente.

Aproveite e compartilhe com seus Amigos no Facebook ( Compartilhar )


Post Author: Artesanato Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *