Panetone: curiosidades sobre o doce natalino


Os panetones são realmente um símbolo no Natal e das festas de final de ano. Basta começar a vê-los nos corredores do supermercado, e então cai a ficha de que mais um ano está acabando.
Amado por muitos, odiado por alguns, seja na versão tradicional com frutas, trufada ou com gotas de chocolate, uma coisa é certa: eles nunca passam despercebidos! São cheios de história, e hoje trouxemos alguma curiosidades sobre os panetones:
-É italiano e foi criado a mais de mil anos.
-Há muitas versões sobre sua origem, mas a mais aceita é a história de um ajudante de padeiro chamado Toni. Às véspera do Natal e extremamente cansando pelo trabalho, Toni se equivocou e colocou a porção de uvas passas destinada à torta doce em uma massa para a fornada de pães. Desesperado e tentando consertar o erro de alguma maneira, acrescentou frutas cristalizadas à receita. O caso é que o pão “customizado” vendeu e fez tanto sucesso, que o dono da padaria o batizou de Pane di Toni (“pão do Toni”) em italiano.
-Na tradição italiana, na noite da véspera de ano novo, uma criada escondia uma moeda de ouro dentro do panetone. De acordo com o costume, a pessoa que a encontrasse teria muita sorte no ano por vir.
-Brasileiro que é brasileiro adora enfeitar as receitas. Além dos tradicionais panetone e chocotone, por aqui surgiram as versões trufadas, de brigadeiro, biscoito, bicho de pé, doce de leite… até os salgados estão começando a dar as caras.
-Mesmo nos dias de hoje, em Milão o panetone continua sendo feito artesanalmente e com a mesma receita original.
-Diz-se que o segredo do panetone está no fermento, que é natural e apenas um bom fermentista consegue preparar.
-Apenas no século 20 o panetone ganhou seu formato alto. Anteriormente, devido à alta concentração de gordura na massa, ele não tinha formato específico e era assado como um pão.
-Cerca de metade dos lares brasileiros consomem panetone no Natal; 77% preferem o tradicional de frutas, e 20,4% preferem os recheados, principalmente os de chocolate. (Fonte: Uol)
Que tal aproveitar o final do ano e a volta da época dos panetones para entrar nesse ramo, e faturar alto? Nessa Apostila de Panetone Gourmet com mais de 30 Receitas, você vai aprender o verdadeiro Passo a Passo para fazer deliciosos Panetones Gourmet e Lucrar muito. Então garanta sua vaga, Agora. Acesse Aqui
Posts Relacionados:
Receita de Panetone de Frutas Vermelhas
Receita Torta de Neve super fácil e simples
Como Fazer Bainha de Calças
5 ovos de páscoa que vão surpreender você
7 Técnicas para Faturar Alto com Geladinhos Gourmet
Receita Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate
Receita de Panetone Doce de Leite
Receita de Bolo Caseiro de Limão
Receita Petit Gateau de travessa
Como fazer Pudim de Coco fácil e delicioso
Sobre o Autor
0 Comentários