Panetone: curiosidades sobre o doce natalino


Panetone: curiosidades sobre o doce natalino

Os panetones são realmente um símbolo no Natal e das festas de final de ano. Basta começar a vê-los nos corredores do supermercado, e então cai a ficha de que mais um ano está acabando.

Amado por muitos, odiado por alguns, seja na versão tradicional com frutas, trufada ou com gotas de chocolate, uma coisa é certa: eles nunca passam despercebidos! São cheios de história, e hoje trouxemos alguma curiosidades sobre os panetones:

-É italiano e foi criado a mais de mil anos.

-Há muitas versões sobre sua origem, mas a mais aceita é a história de um ajudante de padeiro chamado Toni. Às véspera do Natal e extremamente cansando pelo trabalho, Toni se equivocou e colocou a porção de uvas passas destinada à torta doce em uma massa para a fornada de pães. Desesperado e tentando consertar o erro de alguma maneira, acrescentou frutas cristalizadas à receita. O caso é que o pão “customizado” vendeu e fez tanto sucesso, que o dono da padaria o batizou de Pane di Toni (“pão do Toni”) em italiano.

-Na tradição italiana, na noite da véspera de ano novo, uma criada escondia uma moeda de ouro dentro do panetone. De acordo com o costume, a pessoa que a encontrasse teria muita sorte no ano por vir.

-Brasileiro que é brasileiro adora enfeitar as receitas. Além dos tradicionais panetone e chocotone, por aqui surgiram as versões trufadas, de brigadeiro, biscoito, bicho de pé, doce de leite… até os salgados estão começando a dar as caras.

-Mesmo nos dias de hoje, em Milão o panetone continua sendo feito artesanalmente e com a mesma receita original.

-Diz-se que o segredo do panetone está no fermento, que é natural e apenas um bom fermentista consegue preparar.

-Apenas no século 20 o panetone ganhou seu formato alto. Anteriormente, devido à alta concentração de gordura na massa, ele não tinha formato específico e era assado como um pão.

-Cerca de metade dos lares brasileiros consomem panetone no Natal; 77% preferem o tradicional de frutas, e 20,4% preferem os recheados, principalmente os de chocolate. (Fonte: Uol)


Que tal aproveitar o final do ano e a volta da época dos panetones para entrar nesse ramo, e faturar alto? Nessa Apostila de Panetone Gourmet com mais de 30 Receitas, você vai aprender o verdadeiro Passo a Passo para fazer deliciosos Panetones Gourmet e Lucrar muito. Então garanta sua vaga, Agora. Acesse Aqui


Post Author: Artesanato Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *