Receita fácil de amigurumi
Você quer aprender a fazer amigurumi, uma técnica japonesa de crochê ou tricô que cria lindos bichinhos de pelúcia? Então, você veio ao lugar certo. Neste artigo, eu vou te mostrar uma receita fácil de amigurumi, com o passo a passo e os materiais necessários para você fazer o seu próprio amigurumi. Vamos lá?
Confira: Pack com 5 Mil Receitas de Amigurumis
O que você vai precisar para fazer amigurumi?
Para fazer amigurumi, você vai precisar de:
- Linhas de crochê ou tricô de cores variadas, de acordo com o modelo que você escolher. Você pode usar linhas de algodão, acrílico, lã ou mistas, desde que sejam de boa qualidade e macias.
- Agulha de crochê ou tricô compatível com a espessura da linha. Geralmente, se usa uma agulha um pouco menor do que a indicada na embalagem da linha, para que os pontos fiquem mais apertados e não deixem o enchimento aparecer.
- Enchimento de fibra siliconada, que é um material antialérgico, lavável e que mantém a forma do amigurumi. Você pode comprar em lojas de artesanato ou aproveitar retalhos de tecido ou meias velhas para fazer o seu próprio enchimento.
- Olhos e nariz de plástico, que são vendidos em lojas de artesanato ou de aviamentos. Você pode escolher o tamanho, a cor e o formato que mais combinam com o seu amigurumi. Você também pode usar botões, miçangas ou fazer os olhos e o nariz com linha preta ou marrom.
- Tesoura, agulha de tapeçaria, alfinetes e marcadores de ponto, que são acessórios que vão te ajudar na hora de cortar, costurar, prender e marcar os pontos do seu amigurumi.
Como fazer amigurumi passo a passo?
Para fazer amigurumi, você vai seguir os seguintes passos:
- Escolha um modelo de amigurumi que você queira fazer. Você pode se inspirar em fotos, revistas, livros ou vídeos de amigurumi. Você também pode usar uma receita de amigurumi, que é um documento que contém o texto, as imagens, os sons e as instruções de como produzir um amigurumi. Você pode encontrar receitas de amigurumi na internet, como as que estão nos links 1, 2 e 3.
Obs: Caso queira ter um acervo maior de receitas de qualidade, aconselho esse pacote com mais de 2 Mil Receitas, acesse aqui
- Separe os materiais que você vai usar, de acordo com o modelo e a receita escolhidos. Lembre-se de verificar se você tem a quantidade suficiente de linha, enchimento e acessórios para o seu amigurumi.
- Comece a fazer o seu amigurumi, seguindo a receita ou o seu próprio critério. Geralmente, os amigurumis são feitos em partes separadas, que depois são unidas. Por exemplo, se você for fazer um ursinho, você pode fazer a cabeça, o corpo, as orelhas, os braços e as pernas separadamente, e depois costurá-los juntos. Para fazer as partes do amigurumi, você vai usar principalmente os seguintes pontos de crochê ou tricô:
- Anel mágico: é um círculo de pontos que permite começar o trabalho sem deixar um buraco no meio. Para fazer o anel mágico, você vai enrolar a linha na sua mão, formando um círculo. Depois, você vai passar a agulha por dentro do círculo, pegar a linha e puxar um laço. Em seguida, você vai fazer uma correntinha para subir e começar a fazer os pontos dentro do círculo. Quando terminar os pontos, você vai puxar a ponta da linha para fechar o círculo.
- Ponto baixo: é um ponto simples e firme, que é usado para fazer a maior parte do amigurumi. Para fazer o ponto baixo, você vai inserir a agulha no ponto da carreira anterior, pegar a linha e puxar um laço. Depois, você vai pegar a linha novamente e puxar por dentro dos dois laços que estão na agulha.
- Aumento: é quando você faz dois pontos no mesmo ponto da carreira anterior, para aumentar o tamanho da peça. Para fazer o aumento, você vai fazer dois pontos baixos no mesmo ponto.
- Diminuição: é quando você junta dois pontos da carreira anterior em um só, para diminuir o tamanho da peça. Para fazer a diminuição, você vai inserir a agulha no primeiro ponto, pegar a linha e puxar um laço. Depois, você vai inserir a agulha no segundo ponto, pegar a linha e puxar outro laço. Em seguida, você vai pegar a linha novamente e puxar por dentro dos três laços que estão na agulha.
- Anel mágico: é um círculo de pontos que permite começar o trabalho sem deixar um buraco no meio. Para fazer o anel mágico, você vai enrolar a linha na sua mão, formando um círculo. Depois, você vai passar a agulha por dentro do círculo, pegar a linha e puxar um laço. Em seguida, você vai fazer uma correntinha para subir e começar a fazer os pontos dentro do círculo. Quando terminar os pontos, você vai puxar a ponta da linha para fechar o círculo.
- Encha as partes do seu amigurumi com o enchimento de fibra siliconada, usando uma colher ou um palito para distribuir bem o material. Não encha demais nem de menos, para que as peças fiquem firmes e sem deformações.
- Una as partes do seu amigurumi, usando a agulha de tapeçaria e a linha da mesma cor da peça. Costure as partes com cuidado, escondendo os nós e as pontas da linha. Use os alfinetes para prender as partes na posição correta antes de costurar.
- Coloque os olhos e o nariz do seu amigurumi, usando a agulha de tapeçaria e a linha da mesma cor do acessório. Faça um nó na ponta da linha e passe a agulha por dentro da peça, saindo no lugar onde você quer colocar o olho ou o nariz. Depois, passe a agulha pelo buraco do acessório e volte para dentro da peça, saindo em outro lugar. Repita o processo algumas vezes, para fixar bem o acessório. Corte a linha e esconda a ponta dentro da peça. Você também pode colar os olhos e o nariz com cola quente ou cola de silicone, se preferir.
- Decore o seu amigurumi como quiser, usando fitas, botões, flores, laços, etc. Use a sua criatividade e o seu bom gosto para deixar o seu amigurumi ainda mais bonito e personalizado.
Pronto! Agora você já sabe como fazer amigurumi de forma fácil e divertida. Você pode fazer vários modelos de amigurumi, como animais, bonecas, frutas, flores, etc. Você pode usar o seu amigurumi para decorar o seu quarto, presentear alguém ou vender. O importante é se divertir e se orgulhar do seu trabalho.
Espero que você tenha gostado desse passo a passo de amigurumi. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos e deixe o seu comentário.
Leia também: Como deixar o amigurumi mais bonito e aumentar as vendas
Sobre o Autor
0 Comentários